Juntos Por Ponte de Lima

domingo, 22 de maio de 2011

Comunicado: Reunião Pública da Câmara Municipal de Ponte de Lima de 16 de Maio de 2011

COMUNICADO

Na Reunião Pública da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 16 de Maio de 2011, relativamente à ordem de trabalhos e demais assuntos, o Vereador eleito pelo PSD teve as seguintes posições:

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA
Expôs e questionou o seguinte:

1. Parabenizou a Junta de Freguesia de São Pedro de Arcos pela atitude de defesa do seu nome e da sua identidade;
2. Lar de Malhães (Freixo): envidar esforços junto das entidades competentes para o efeito de apoio domiciliário e Centro de Dia, bem como de outros exemplo (Facha) - Resolvido;
3. Queda de ramo de árvore, na via pública, que originou dano no veículo do Sr. David Relojoeiro - Resolvido;
4. Questão sobre a existência ou não de isenção de taxas de água e saneamento para entidades públicas - Possibilidade de Isenção;
5. Problema da APED (Associação Portuguesa de Empresas de Diversão) e a presença dos seus membros junto ao Edifício dos Paços do Concelho;
6. Acidente de viação no "Caminho dos Carvalhos" - Fica o registo.

PROCESSO DE LOTEAMENTO 29/95 - PEDIDO DE ALTERAÇÃO AO ALVARÁ DE LOTEAMENTO N.º 74/96 - Requerente: F4M - Gestão e Serviços, Lda.
Voto de Abstenção - Sem documentação e é importante utilizar outra forma de urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

JUNTA DE FREGUESIA DE BERTIANDOS - Presente o Ofício 10/2011, de 2 de Maio, a solicitar uma comparticipação financeira para a execução dos trabalhos de drenagem e saneamento.
Voto a Favor - Já foi feito, no valor de 14.948,80€.

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CRUZ - Presente um ofício, de 4 de Maio de 2011, a solicitar um apoio financeiro destinada à construção de capela mortuária.
A favor - comparticipação de 20.000,00€, faseamento de comparticipação (75% durante a execução dos trabalhos e 25% após a conclusão dos trabalhos).

JUNTA DE FREGUESIA DE ANAIS - Presente o oficio 08/2011, datado de 06 de Abril, a solicitar uma comparticipação financeira para a realização de obras de pavimentação do caminho da Agrela / Sandim, sito no lugar da Costeira.
A Favor - valor da comparticipação foi 27.212,40€ (+ IVA).

JUNTA DE FREGUESIA DE ARCOZELO - Presente o oficio 253/2011, datado de 26 de Abril, a solicitar um apoio financeiro para suporte da despesa realizada na abertura da via alternativa para o rebaixamento da estrada de acesso ao Pólo do Granito.
A Favor - Valor: 1.986,45€.

UNIÃO DESPORTIVA E CULTURAL DE GEMIEIRA - Presente um oficio, a solicitar um subsidio, com vista à organização do 23º festival folclórico no dia 8 de Maio.
A Favor.

GRUPO ANIMADOR DA LABRUJA - Presente um oficio, datado de 11 de Dezembro, a solicitar um subsídio para a realização de obras nos balneários do recinto desportivo da associação.
A Favor - Quantia de 10.000,00€ entregue na totalidade após a conclusão das obras.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA O ESTUDO DA REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS RODOVIÁRIO NO CONCELHO DE PONTE DE LIMA.
A Favor - Para a aprovação de Caderno de Encargos, Programa do Procedimento e Abertura de Procedimento por Ajuste directo.

PLANO DE URBANIZAÇÃO DA CORRELHÃ - Presente uma informação técnica da Divisão de Estudos e Planeamento.
A Favor.

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE LIMA - Museu Histórico Militar.
A Favor.

VENDA DE MAQUETA SUPORTE PARA CANETAS / LÁPIS - Presente uma informação técnica, a propor o preço de venda em 1.00€ por unidade.
A Favor - Preço de 0,50€ (IVA incluído).

BICICLETA LAGOA - ACORDO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA E A MOVIJOVEM - Proposta de alteração do desconto oferecido.
A Favor.

ASSOCIAÇÃO “VACA DAS CORDAS” - Presente um oficio a solicitar autorização para a colocação de uma placa junto ao monumento alusivo à “Vaca das Cordas”.
A Favor.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO A ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DE PONTE DE LIMA - Presente uma proposta do Sr. Vereador Dr. Filipe Viana.
A Favor. Declaração de Voto dos restantes Vereadores com Voto contra.

ADITAMENTO AOS TRABALHOS:

PROJECTO HORTAS URBANAS - REDUÇÃO DA TARIFA DE ÁGUA: Presente uma proposta do Sr. Vice-Presidente, de redução de 0,20€ por m2.
Voto de Abstenção - Não urgente para aditamento.

CONCURSO PÚBLICO PARA ALARGAMENTO DA ACTUAL REDE DE ESGOTOS E SANEAMENTO DA FREGUESIA DA RIBEIRA
Voto a Favor - Abertura de Concurso Público, Caderno de Encargos e Programa do Procedimento. Quanto à constituição do Júri do Procedimento, Declaração de Voto.

 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Reunião da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 2 de Maio de 2011

COMUNICADO


Na reunião da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 2 de Maio de 2011, relativamente à ordem de trabalhos e demais assuntos, o Vereador eleito pelo PSD teve as seguintes posições.


PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA:

Expôs e questionou o seguinte:

1 – Computadores da Escola de Arcozelo da responsabilidade da Câmara Municipal: não estão a funcionar? Falta internet? RESPOSTA: é esporádico.
2 – Contrato de Controlo da Qualidade da Água com a CIM: qual a situação actual. RESPOSTA: ainda não está resolvido.
3 – Qual a situação do “Bikepark” na freguesia de Estorãos. RESPOSTA: fica o registo.
4 – Lagoas – Centro de Interpretação: necessidade de limpeza e passagem degradadas. RESPOSTA: fica o registo.
5 – Proposta de alteração do Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo.

PERÍODO DA ORDEM DO DIA:

PROCESSO DE OBRAS 105/09 - REQUERENTE: SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE PONTE DE LIMA - Pedido de isenção ou redução do valor da compensação e da taxa de licença.
Voto a favor. Igualdade de Tratamento.

PROCESSO DE LOTEAMENTO 6/2006 - ALTERAÇÃO DAS CONFIGURAÇÕES DAS PARCELAS DE EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS VERDES DE UTILIZAÇÃO COLECTIVA
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

POLO INDUSTRIAL E EMPRESARIAL DA QUEIJADA - LOTEAMENTO A - Alteração de designação de Lote 4 para Lote 3.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

EMPREITADA DE “CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS – ÁREA PROTEGIDA DAS LAGOAS DE BERTIANDOS E S. PEDRO DE ARCOS – CENTRO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS REGIONAIS DA QUINTA DE PENTIEIROS” - APROVAÇÃO DA MINUTA DO CONTRATO.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

CONCURSO PÚBLICO - EMPREITADA DE “RECUPERAÇÃO DOS EDIFÍCIOS CLARA PENHA” - ADJUDICAÇÃO - Presente o relatório final -
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

CONCURSO PÚBLICO - EMPREITADA DE “RECUPERAÇÃO DE EDIFÍCIOS - CASA TORREADA DOS BARBOSA ARANHA – SERVIÇOS MUNICIPAIS E ESPAÇO CULTURAL” - ABERTURA DE PROCEDIMENTO - Presente o Projecto de Execução, Programa de Concurso e Caderno de Encargos.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo (Cfr. Sem Reabilitação Urbana Sistemática).

JUNTA DE FREGUESIA DE SANTA CRUZ - Presente uma informação técnica relativa à cedência de terreno para a construção da casa mortuária.
Voto a favor.

CIRCUITOS ESPECIAIS DE TRANSPORTES ESCOLARES - Abertura de Concurso Público com a consequente aprovação do Programa de Concurso e Caderno de Encargos.
Voto de abstenção. Na minha opinião, é necessária uma Rede Municipal Escolar.

OFICINAS DE VERÃO DO SERVIÇO DA ÁREA PROTEGIDA – Presente o calendário das “oficinas de verão / 2011” bem como os valores a cobrar por participação.
Voto abstenção. Aumento do valor de € 30,00 para € 40,00. Propõe-se escalões.

SERVIÇO EDUCATIVO DA ÁREA PROTEGIDA - SENSIBILIZAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Programa educativo 2011/2012 - Propostas, normas e condições de acesso às acções / eventos programados para o ano lectivo de 2011/2012
Voto abstenção. Concordo com a ideia, mas não com a forma: Cfr. Não estão contempladas isenções ou escalões para que todos os alunos possam usufruir em igualdade. Também as instituições devem usufruir de transporte gratuito, o que não está consagrado.

TRANSPORTES ESCOLARES DOS ALUNOS DO PRIMEIRO CICLO - 3º PERÍODO DO ANO LECTIVO 2010/2011 - Presente uma proposta do Sr. vereador Dr. Franclim Castro Sousa, que seguidamente se transcreve:
PROPOSTA
Considerando que a Direcção Geral das Autarquias Locais se compromete a custear os transportes dos alunos provenientes de escolas do 1.º ciclo cuja actividade foi suspensa, de acordo com o projecto de reordenamento da rede escolar. Considerando que alguns destes transportes são assumidos pelas Juntas de Freguesia, conforme protocolo com o Município. Considerando que as Juntas de Freguesia devem ter um suporte financeiro para garantir a execução do transporte durante o 3.º período deste ano lectivo de 2010/2011.
Propõe-se:
Que a Câmara Municipal comparticipe as Juntas de Freguesia, pelo transporte a efectuar, respeitante ao 3.º período do ano lectivo 2010/2011:
ESTORÃOS MOREIRA DO LIMA ESTORÃOS 40 2.160,00 €
SÁ BERTIANDOS SÁ 40 1.080,00 €
BRANDARA/SÁ ARCOZELO/BERTIANDOS SÁ 40 3.240,00 €
RENDUFE ARCOZELO RENDUFE 40 1.728,00 €
LABRUJA ARCOZELO LABRUJA 40 1.620,00 €
BRANDARA REFOIOS BRANDARA 40 720,00 €
LASTRAL/CALHEIROS CALVÁRIO/CALHEIROS CALHEIROS 40 1.080,00 €
BEIRAL GANDRA BEIRAL 40 3.600,00 €
GONDUFE GANDRA GONDUFE 40 3.024,00 €
BOALHOSA RIBEIRA BOALHOSA 40 2.016,00 €
FORNELOS FORNELOS FORNELOS 40 3.600,00 €
QUEIJADA/REB. SOUTO FORNELOS QUEIJADA 40 2.160,00 €
ANAIS FORNELOS ANAIS 48 1.382,40 €
SEARA FACHA SEARA 40 2.520,00 €
VITORINO DONAS FACHA VITORINO DONAS 40 3.240,00 €
FACHA FACHA FACHA 40 2.880,00 €
PAÇÔ/FREIXO FREIXO FREIXO 40 1.152,00 €
FRIASTELAS FREIXO FRIASTELAS 40 4.320,00 €
CALVELO FREIXO CALVELO 40 3.600,00 €
MATO/ARDEGÃO FREIXO MATO 40 2.736,00 €
NAVIÓ VITORINO DOS PIÃES NAVIÓ 40 864,00 €
Este subsídio tem por base o tarifário aprovado para os transportes públicos em 2011: 0,90 €/km
Voto a favor, tendo em conta alguns apoios agora distribuídos, sendo certo que não concordo com a actual estrutura dos transportes escolares. Sou a favor de uma rede municipal de transportes eficaz e eficiente, com economia de escala e externalidade positivas. Trata-se, aliás, de uma competência da CM.

CEDÊNCIA DA EXPOLIMA - Presente uma informação técnica relativa ao pedido de isenção do pagamento da taxa de cedência do espaço da Expolima, ao Centro paroquial e Social de Fornelos.
Voto a favor. Jantar solidário. Igualdade de Tratamento.

FEIRA DO LIVRO - Presente um e-mail a propor um desconto de 20% na venda das publicações do Município, na Feira do Livro.
Voto a favor.

VENDA DE LIVROS - DR. ANTÓNIO BARBOSA - Presente um e-mail do Arquivo Municipal, a propor o preço de venda da obra “Assistência prestada pela Ordem Terceira de Ponte de Lima aos pobres no séc. XVIII”.
Voto a favor (€ 3,00).

PROJECTOS DE SUSTENTABILIDADE FLORESTAL E CAMPOS DE VOLUNTARIADO JOVEM - Constituição de Parceria de Carácter Institucional com a Associação Florestal do Lima, para valorização de candidatura.
Declaro-me impedido por razões profissionais.

UTS - VIAGENS E SERVIÇOS, S.A. - Presente um requerimento a solicitar autorização para o funcionamento do “Comboio turístico”.
Voto a favor. Veículo com melhores condições. É mais uma alternativa.
11-01-2010: Entendo que é um dos meios que pode valorizar a nossa Vila, renovando, apoiando e regulamentando a iniciativa privada, sendo certo que há também mais apoios a conceder, na criação e isenção de estacionamento que aproxime as pessoas da Vila, como praças de táxis e paragens de autocarros. O interesse público é o mesmo. Não só devemos criar logísticas de apoio aos turistas ou aos visitantes, mas também ao desenvolvimento dos cidadãos locais. Voto a favor.

PROJECTO PONTE AMIGA - Presente o processo relativo a obras a realizar na habitação do Sr. Casimiro Pinto Pereira da Costa, residente no lugar de Cerca, freguesia de Fojo Lobal, sendo entidade intermediária a “Fábrica da Igreja Paroquial de S. Salvador de Fojo Lobal”.
Voto a favor (€ 2 321,90).

PROJECTO PONTE AMIGA - Presente o processo relativo à obras a realizar na habitação da Sr.ª Maria Custódia de Amorim Dantas, residente no lugar de S. Mamede, freguesia de Refoios, sendo entidade intermediária a “Conferência de S. Vicente de Paulo de Ponte de Lima”.
Voto a favor (€ 4 059,00 + IVA).


ADITAMENTO À ORDEM DE TRABALHOS:

1 - CONVERSÃO DAS ÁREAS CRÍTICAS DE RECUPERAÇÃO E RECONVERSÃO URBANÍSTICA (ACRRU) EM ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA (ARU).
Voto de abstenção. O DL 307/2009, de 23 de Outubro, previa um prazo de 2 anos, após a sua entrada em vigor, para alterar as ACRRU em ARU. Aquele DL entrou em vigor em 24 de Dezembro de 2009, pelo que o prazo limite terminará em 24 de Dezembro de 2011. Desde as primeiras reuniões deste mandato (Novembro, Dezembro de 2009), alertei para esse facto, tendo mesmo solicitado a intervenção desta CM em reabilitação urbana sistemática, a fim de termos um conceito de urbanismo aplicado mais coerente, eficiente e eficaz. Efectivamente, trata-se dum tema premente, mas que não deveria ter sido apresentado como foi. Era necessária a intervenção da sociedade civil em geral, designadamente em sede de orçamento participativo. Apesar de tudo, mais vale tarde do que nunca…

2 - JUNTA DE FREGUESIA DE VITORINO DAS DONAS - Presente um ofício relativo à cedência dos edifícios da EB1 e Jardim de Infância. A Câmara Municipal.
Voto de abstenção. Na minha opinião, não preenche o carácter de urgência para integrar o aditamento à presente Ordem de Trabalhos.

domingo, 8 de maio de 2011

Reunião Pública da Câmara Municipal de Ponte de Lima, de 18 de Abril de 2011

COMUNICADO

Na reunião PÚBLICA da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 18 de Abril de 2011, relativamente à ordem de trabalhos e demais assuntos, o Vereador eleito pelo PSD teve as seguintes posições.

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA:
Expôs e questionou o seguinte:

1 – Uma vez mais, o dia (inter)nacional dos Moinhos: 7 de Abril! Nada foi feito; registe-se a necessidade de se fazer algo. RESPOSTA: já foram recuperados alguns moinhos.
2 – Verba da CM de apoio a caminho de acesso em Calvelo. A Junta de Freguesia foi quem pagou? RESPOSTA: quem vai pagar é a CM.
3 – Infantário com 6 alunos e 6 trabalhadores?
4 – Inexistência ou defeitos de passeios pedonais e conservação de espaços públicos (ex: Calvelo – em tempos, já houve acordo?). Também o problema do hipódromo de Calvelo. RESPOSTA: o problema é o facto de não terem sido legalizadas as apostas.
5 – Lagoas – Centro de Interpretação: necessidade de limpeza (Cfr. Fotos). RESPOSTA: está feito.
6 – Poste no meio do caminho, na Correlhã (Cfr. Foto).
7 - Rede Natura 2000, próximo da Expolima, passa por cima do Rio? RESPOSTA: fica o registo.
8 – Auditoria: Acção Declarativa de Nulidade do MP, referente ao processo de licenciamento n.º 7/06 e processo de alteração do alvará de loteamento n.º 130/85. Quais e onde são? Há decisão? RESPOSTA: ainda não há decisão e refere-se a licenciamento em Arcozelo.
9 – Sistema Wireless para todas as freguesias. RESPOSTA: ficou o registo.
10 - Parabenizar o Grupo Desportivo de Vitorino dos Piães, Direcção e toda a população em geral, pelo feito de campeões da 1.ª Divisão da AFVC.
11 – Parabenizar a Universidade Fernando Pessoa, pelo Seminário realizado no dia 13 de Abril de 2011, sobre “Convivências e Lazeres”.

PROCESSO DE LOTEAMENTO 25/92 - ALTERAÇÃO AO ALVARÁ DE LOTEAMENTO Nº 2/01 – LOTE 35.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

PROCESSO DE LOTEAMENTO Nº 7 / 2007 - Presente o processo de loteamento para aprovação.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

CONCURSO PÚBLICO “LARGO HOTEL D`ALEM DA PONTE – CASA 9”- Erros e Omissões – Presente uma informação técnica, relativa à lista de erros e omissões apresentados, pelos concorrentes
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

CONCURSO PÚBLICO “LARGO HOTEL D`ALEM DA PONTE – CASA 24”- Erros e Omissões – Presente uma informação técnica, relativa à lista de erros e omissões apresentados, pelos concorrentes.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a realidade da democracia directa: orçamento participativo.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO CONCELHO DE PONTE DE LIMA – FREGUESIA DE VILAR DO MONTE – Aprovação do projecto de execução –
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o abastecimento de água e a realidade da democracia directa: orçamento participativo, bem como associações de moradores, em defesa dos recursos naturais das populações, ainda que não empresariais (€ 149 954,00 + IVA).

ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO CONCELHO DE PONTE DE LIMA – FREGUESIA DE REFOIOS (VACARIÇA) – Aprovação do projecto de execução.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o abastecimento de água e a realidade da democracia directa: orçamento participativo, bem como associações de moradores, em defesa dos recursos naturais das populações, ainda que não empresariais (€ 233 290,00 + IVA).

ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO CONCELHO DE PONTE DE LIMA – FREGUESIA DE MOREIRA (ZONA ALTA) - Aprovação do projecto de execução.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o abastecimento de água e a realidade da democracia directa: orçamento participativo, bem como associações de moradores, em defesa dos recursos naturais das populações, ainda que não empresariais (€ 130 563,00 + IVA).

ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO CONCELHO DE PONTE DE LIMA – FREGUESIA DE RENDUFE - Aprovação do projecto de execução.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o abastecimento de água e a realidade da democracia directa: orçamento participativo, bem como associações de moradores, em defesa dos recursos naturais das populações, ainda que não empresariais (€ 221 188,00 + IVA).

ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO CONCELHO DE PONTE DE LIMA – FREGUESIA DE BOALHOSA - Aprovação do projecto de execução.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o abastecimento de água e a realidade da democracia directa: orçamento participativo, bem como associações de moradores, em defesa dos recursos naturais das populações, ainda que não empresariais (€ 111 503,00 + IVA).

CONCURSO PÚBLICO DA OBRA “ALARGAMENTO DA ACTUAL REDE DE ESGOTOS – SANEAMENTO DA FREGUESIA DA RIBEIRA - Aprovação do projecto de execução.
Voto a favor.

CONVERSÃO DAS ÁREAS CRÍTICAS DE RECUPERAÇÃO E RECONVERSÃO URBANÍSTICA (ACRRU) EM ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA (ARU).
O DL 307/2009, de 23 de Outubro, previa um prazo de 2 anos, após a sua entrada em vigor, para alterar as ACRRU em ARU. Aquele DL entrou em vigor em 24 de Dezembro de 2009, pelo que o prazo limite terminará em 24 de Dezembro de 2011. Desde as primeiras reuniões deste mandato (Novembro, Dezembro de 2009), que alertei para esse facto, tendo mesmo solicitado a intervenção desta CM em reabilitação urbana sistemática, a fim de termos um conceito de urbanismo aplicado mais coerente, eficiente e eficaz.
A despeito disso, apenas recebi o documento para aprovação no dia da presente reunião. Efectivamente, trata-se dum tema premente, mas que não deveria ter sido apresentado como foi. Era necessária a intervenção da sociedade civil em geral, designadamente em sede de orçamento participativo. Apesar de tudo, mais vale tarde do que nunca… Voto de abstenção (declaração de voto).
Cfr. “1. O que é a reabilitação urbana?
No âmbito do Decreto-lei n.º 307/2009, de 23 de Outubro, entende-se por «Reabilitação urbana», ‘a forma de intervenção integrada sobre o tecido urbano existente, em que o património urbanístico e imobiliário é mantido, no todo ou em parte substancial, e modernizado através da realização de obras de remodelação ou beneficiação dos sistemas de infra-estruturas urbanas, dos equipamentos e dos espaços urbanos ou verdes de utilização colectiva e de obras de construção, reconstrução, ampliação, alteração, conservação ou demolição dos edifícios’. Propor, acompanhar e executar as políticas urbanísticas definidas no Plano Director Municipal, promover operações de reabilitação, requalificação e regeneração urbana e rural, desenvolver uma política de solos eficiente, justa e equitativa, bem como a gestão e exploração do espaço público, a execução de programas de gestão urbana avançada, de regulação do mercado imobiliário e a execução de processos perequativos de benefícios e encargos, promovendo o crescimento económico local e regional e o reforço da coesão económica e social local e regional”.
2. O que é uma ACRRU?
O artigo 41º da Lei de Solos estabelece que são declaradas “áreas críticas de recuperação e reconversão urbanística em que a falta ou insuficiência de infra-estruturas urbanísticas, de equipamento social, de áreas livres e espaços verdes, ou as deficiências dos edifícios existentes, no que se refere a condições de solidez, segurança ou salubridade, atinjam uma gravidade tal que só a intervenção da Administração, através de providências expeditas, permita obviar, eficazmente, aos inconvenientes e perigos inerentes às mencionadas situações.” Segundo o artigo 78º do NRJRU, a ACRRU pode ser convertida em ARU, no prazo de 2 anos a contar da data de entrada em vigor deste diploma legal (24 de Dezembro de 2009) e findo o qual, em Dezembro de 2011, ao não ser convertida caduca automaticamente, cessando todos os efeitos legais, excepto no que concerne ao exercício de direitos adquiridos, designadamente no que concerne a benefícios fiscais.
3. O que é uma Área de Reabilitação Urbana – ARU?
A reabilitação urbana é promovida pelos municípios ou entidades gestoras, através da delimitação de áreas de reabilitação urbana em instrumento próprio ou através da aprovação de um plano de pormenor de reabilitação urbana. As áreas de reabilitação urbana incidem sobre espaços urbanos que, em virtude da insuficiência, degradação ou obsolescência dos edifícios, das infra-estruturas urbanas, dos equipamentos ou dos espaços urbanos e verdes de utilização colectiva, justifiquem uma intervenção integrada. Podem abranger, designadamente, áreas e centros históricos, património cultural imóvel classificado ou em vias de classificação e respectivas zonas de protecção, áreas urbanas degradadas ou zonas urbanas consolidadas. A definição de uma área de reabilitação urbana, através de instrumento próprio ou de plano de pormenor de reabilitação urbana, deve ser devidamente fundamentada, contendo nomeadamente: a) O enquadramento nas opções de desenvolvimento urbano do município; b) A definição do tipo de operação de reabilitação urbana; c) A estratégia de reabilitação urbana ou o programa estratégico de reabilitação urbana, consoante o tipo de operação de reabilitação urbana seja simples ou sistemática. A cada área de reabilitação urbana corresponde uma operação de reabilitação urbana.
4. O que é uma Operação de Reabilitação Urbana?
De acordo com o NRJRU os municípios podem optar pela realização de uma operação de reabilitação urbana simples (dirigida ao edificado) ou sistemática (intervenção integrada, dirigida à reabilitação do edificado e à qualificação das infra-estruturas, dos equipamentos e dos espaços verdes e urbanos de utilização colectiva, visando a requalificação e revitalização do tecido urbano, associada a um programa de investimento público). As operações de reabilitação urbana simples e sistemática são enquadradas por instrumentos de programação, designados, respectivamente, de estratégia de reabilitação urbana ou de programa estratégico de reabilitação urbana. O dever de reabilitação que impende sobre os proprietários e titulares de outros direitos, ónus e encargos sobre edifícios ou fracções compreendidos numa área de reabilitação urbana é densificado em função dos objectivos definidos na Operação de Reabilitação Urbana.
5. Efeitos da Aprovação de uma ARU?
A aprovação de uma área de reabilitação urbana obriga a respectiva entidade gestora a promover a operação de reabilitação urbana e a definir os benefícios fiscais associados aos impostos municipais sobre o património, designadamente o imposto municipal sobre imóveis (IMI) e o imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT), nos termos da legislação aplicável. Confere ainda, aos proprietários e titulares de outros direitos, ónus e encargos sobre os edifícios ou fracções nela compreendidos, o direito de acesso aos apoios e incentivos fiscais e financeiros à reabilitação urbana, nos termos estabelecidos na legislação aplicável, sem prejuízo de outros benefícios e incentivos relativos ao património cultural. A área de reabilitação urbana delimitada em instrumento próprio vigora pelo prazo fixado na estratégia de reabilitação urbana ou no programa estratégico de reabilitação urbana, com possibilidade de prorrogação, não podendo, em qualquer caso, vigorar por prazo superior a 15 anos.
6. O proprietário de um edifício, não tendo possibilidades financeiras para o reabilitar, o que pode fazer?
No caso de o edifício se localizar na Zona de Intervenção, pode contactar a mesma, para se informar sobre a iniciativa de Reabilitação Urbana. Poderá dispor igualmente de redução e/ou isenção de taxas e licenças municipais (a constituir futuramente), de linhas de crédito a negociar com instituições bancárias (a implementar) para acesso privilegiado ao crédito dos proprietários dos imóveis, para o fim específico da reabilitação (execução de obras de reabilitação urbana), na área de reabilitação urbana.”

JUNTA DE FREGUESIA DA FEITOSA – Presente um oficio, datado de 10 de Março, a solicitar uma comparticipação financeira, para obras de pavimentação da rua de acesso à igreja e do parque de estacionamento.
Voto a favor. (€ 43 868,55).

JUNTA DE FREGUESIA DA CORRELHÃ – Presente o oficio 16/2011, de 28 de Março, a requerer uma reavaliação do valor atribuído para a construção de passeios na zona de Campo Raso.
Voto a favor. (€ 17 851,00 + IVA).

JUNTA DE FREGUESIA DE LABRUJÓ – Presente os ofícios 2011/0301 e 2011/0302, datados de 17 de Março, a solicitar apoio financeiro para a realização de obras de beneficiação na rua de acesso á Igreja e nos caminhos dos “Poços” e do “Cabo” a “Outeiro”, respectivamente.
Voto a favor. (€ 36 073,84).

JUNTA DE FREGUESIA DA RIBEIRA – Presente um e-mail, a solicitar que excepcionalmente seja transferida pela totalidade, a verba prevista no “termo de aceitação”.
Voto a favor. (€ 17 464,00).

REGULAMENTO DO PARQUE DE CAMPISMO DA QUINTA DE PENTIEIROS – Presente um e-mail relativo a estadias prolongadas ou por tempo indeterminado no Parque de Campismo de Pentieiros.
Voto abstenção. A despeito da ausência de documentos, é também por coerência – orçamento participativo e equipamentos sociais.

INICIATIVA “AJUDE O MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA A GERIR A ÁREA PROTEGIDA E A FAZER JUSTIÇA COM OS GUARDIÕES DA NATUREZA E DA BIODIVERSIDADE”- Formulário de adesão
Voto a favor. “Que não haja um palmo de terra por cultivar”. Cfr Banco Público de Terras. Também igualdade de tratamento com outros locais.

AQUISIÇÃO DO ARTIGO URBANO 203 E LOGRADOURO, NA FREGUESIA DA GEMIEIRA.
Voto de Abstenção. Sem documentos.

RECRUTAMENTO DE PESSOAL – Presente uma proposta do Sr. Presidente da Câmara, relativa à abertura de procedimento para contrato por tempo indeterminado, para 11 assistentes operacionais.
Voto a favor.

ALARGAMENTO DE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – Presente um requerimento, com vista ao alargamento do horário de funcionamento até às 4.00 horas, do bar “Avarias Bar”, no período de Abril a Dezembro.
Voto a favor. Igualdade de Tratamento.

URBANIZAÇÃO DO CASTELHÃO – REVISÃO DE RENDA – Presente um oficio, sendo requerente o Sr. José Luís Lopes Taveira, a solicitar a redução da renda que paga relativa à fracção que ocupa, no Bairro do Castelhão.
Voto a favor.


INTERVENÇÃO DO PÚBLICO:

Maria das Dores Oliveira Viana: quando é o período crítico dos incêndios? Pode-se fazer queimadas? Há informação diferente e contraditória.


sábado, 23 de abril de 2011

Páscoa Feliz!


DESEJO A TODOS OS AMIGOS, COMPANHEIROS E SUAS FAMÍLIAS UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA!
 

Sempre ao dispor e cordialmente,
Filipe Viana

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reunião da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 11 de Abril de 2011

COMUNICADO


Na reunião extraordinária da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 11 de Abril de 2011, relativamente à ordem de trabalhos e demais assuntos, o Vereador eleito pelo PSD teve as seguintes posições.


ORDEM DO DIA:



PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO 2010 E INVENTÁRIO


DECLARAÇÃO DE VOTO

O Vereador Filipe Viana, eleito na lista do Partido Social Democrata, vem, no exercício das suas funções, declarar o seu voto contra, no âmbito da Prestação de Contas de 2010, com os fundamentos e considerandos seguintes:


1 – A despeito da sua apresentação técnica, também como nas opções do Plano para 2010 e da política orçamental da Câmara Municipal não corresponde àquilo que, globalmente, entendo ser o melhor para a qualidade de vida de todas as pessoas das 51 freguesias de Ponte de Lima. Não se pode optar por uma execução de um Plano que tem um custo de oportunidade não razoável para todos os limianos, atentas as circunstâncias temporais e espaciais em que vivemos. Na verdade, muitas das promessas do Plano e Orçamento respectivo não foram executadas. Por exemplo, falta de saneamento, até nas zonas industriais. Independentemente da opção e escolha política, o que está em questão é também a atitude passiva da CM na realização do que se propõe fazer, sendo reflexo disso a taxa de execução orçamental: apenas 57%.


2 – Estas Contas trazem associadas a si um Plano e Orçamento que continua a política de desertificação das freguesias, começando, desde logo, pelos cortes nos financiamentos das freguesias. E se fosse ano de eleições? Também havia reduções? A “crise” não pode justificar tudo. Dever-se-á pensar Ponte de Lima a médio/longo prazo. Esta não é, de facto, a nossa política. Falta autonomia financeira e política das freguesias. A nossa proposta é a de transferência de efectiva autonomia para as freguesias, através de um aumento substancial de verbas, de forma proporcional e devidamente calendarizadas ao longo do mandato, por todas as freguesias, bem como aumento substancial de apoio social.


3 – No plano técnico, as despesas de capital na aquisição de bens continua, na minha opinião, excessiva e desproporcional. Continuamos a defender o “regresso à terra”, que o “queijo limiano é nosso”, “parques infantis por todas as freguesias”, com apoios efectivos à taxa de natalidade e famílias, valor essencial da sociedade humana, “refeições grátis nas escolas” e “TGV? Não, Obrigado!” Ideias que não foram vertidas para esta Prestação de Contas.


4 - A atitude passiva desta execução passa também por outros temas, designadamente: desenvolvimento rural, modernização administrativa (SAMA), produção de energia eólica, centro desportivo e estacionamento, entre outros, sendo que a taxa de execução orçamental é também baixa. A estes crescem a compra de imóveis sem rentabilidade e o resultado líquido do exercício negativo de € 2 290 885,01, sendo com muitas modificações aos orçamentos da despesa e da receita e muitos credores (€ 1 632 015,33).


Face ao expendido, e a despeito do saldo da situação financeira e patrimonial da Câmara Municipal, entendo, em razão da coerência democrática, da liberdade de opinião e do custo de oportunidade em causa, que este documento não corresponde à nossa mundividência para o melhor de todos os cidadãos de Ponte de Lima. Por isso, voto contra.


PRIMEIRA REVISÃO AO ORÇAMENTO E OPÇÕES DO PLANO DE 2011

Voto Contra.


PROCESSO DA ADESÃO À “ZONA DE INTERVENÇÃO FLORESTAL DE S. LOURENÇO” Declaro-me impedido por razões profissionais.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reunião da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 4 de Abril de 2011

COMUNICADO

Na reunião da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 4 de Abril de 2011, relativamente à ordem de trabalhos e demais assuntos, o Vereador eleito pelo PSD teve as seguintes posições.

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA:

Expôs e questionou o seguinte:

1 – Centro Interpretativo das Lagoas de Bertiandos e afins: problema do reforço policial de Barroselas? RESPOSTA: Ainda não foi comunicado.
2 – Videovigilância das Lagoas de Bertiandos: se existe, funciona? Já há resposta? RESPOSTA: está a funcionar.
3 – Limpa bermas adquirido para a Junta de Freguesia de Labruja: foi pago pela CM ou pelos recursos da freguesia? Já sabe? RESPOSTA: a verba em causa foi atribuída só para o tractor.
4 – Monte da Madalena: estará deitado ao abandono? RESPOSTA: não está. RÉPLICA: ainda ontem se poderia ver um cabo de alta tensão (vide fotografia).
5 – É justo dar os parabéns e agradecer à Adega Cooperativa de Ponte de Lima, em especial à sua actual Direcção, presidida pela Dr.ª Celeste Patrocínio, pelos resultados obtidos nos últimos 3 anos, tendo em atenção a importância desta Cooperativa no desenvolvimento do concelho de Ponte de Lima, sendo mesmo uma embaixadora do nosso concelho no estrangeiro. (Cfr. Notícia Económico: “Adega de Ponte de Lima foca-se nas exportações. Praticamente resolvido o problema do passivo à banca e aos associados, a direcção tem nova estratégia”.).
6 – Problemas de Urbanismo! Celeridade processual e igualdade de tratamento nos processos de licenciamento! Temos, eventualmente, uma estatuária cara e ilógica.
Perguntas: obra do albergue dos peregrinos foi devidamente licenciada? Possui pareceres do MC (IGESPAR)? Paços do Concelho tem os devidos pareceres? Bar do Arnado: tem ordem de demolição não executada? Restaurante de ferro e vidro na Expolima: tem parecer? Museu de Prova de Vinhos junto da Torre da Cadeia Velha: tem parecer e plano arqueológico? Sistemas de videovigilância: estão devidamente homologados? Problema de acessibilidades e de estacionamento? Existiu ou existe planeamento nas obras como as do Continente/Modelo e respectivo loteamento, Hotel Inlima Spa e novos prédios na rotunda de S. Gonçalo?
E os particulares? O poder público não pode/deve complicar a vida aos munícipes, mas ajudar a resolver os seus problemas, com sentido de serviço público, igualdade de tratamento e dentro da legalidade (Cfr. Moratória para Urbanismo). RESPOSTA: está tudo a ser cumprido.
7 - Contratação Pública (Código dos Contratos Públicos)
O regime jurídico dos contratos públicos que consta do DL 18/2008 de 29 de Janeiro - Código dos Contratos Públicos / CCP (alterado pela Lei 59/2008 de 11 de Setembro / RCTFP, DL 223/2009 de 11 de Setembro, DL 278/2009 de 2 de Outubro, Lei 3/2010 de 27 Abril e DL 131/2010 de 14 de Dezembro), abrange as Autarquias Locais / Freguesias (al. c) do nº 1 do art. 2º).
Nos termos do art. 472º do CCP (na redacção do DL 131/2010), as entidades abrangidas pelo Código dando cumprimento a obrigações consagradas pela legislação europeia, devem remeter à Agência Nacional de Compras Públicas / ANCP (que posteriormente informa a Comissão Europeia), até 31 de Março de cada ano, informação relativa aos contratos celebrados no ano anterior (neste momento relativos ao ano de 2010). Está a ser cumprido pela nossa CM? RESPOSTA: sim.
O preceito citado (nº 2) remete-nos ainda para a Portaria 701-D/2008 de 29 de Julho, dando cumprimento à referida obrigação, consagrando designadamente o modelo de dados estatísticos a remeter àquela entidade.
Os dados estatísticos a enviar incluem a quantidade de contratos realizados e o seu preço contratual, abrangendo os contratos de prestação de serviços, a aquisição de bens e a locação, independentemente do preço contratual (art. 2º nº 2 da Portaria). Desta forma, independentemente da redução ou não a escrito e do valor do contrato, deve ser prestada à ANCP pelas entidades adjudicantes (Freguesias) informação relativa àqueles tipos de contratos (incluindo os contratos celebrados ao abrigo do regime simplificado / abaixo dos 5.000 €). As Freguesias devem enviar a respectiva informação estatística por via electrónica, o que carece de um processo prévio de registo e pedido de credenciação dos utilizadores, dando acesso ao formulário de "Reporte Estatístico Anual de Compras Públicas de Bens e Serviços", o qual se encontra acompanhado de instruções relativas à informação que deve ser tida em conta. A finalizar acrescente-se, que além da obrigação especialmente consagrada nos preceitos / diplomas legais referidos, acresce o dever geral de colaboração das Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais às solicitações de outras entidades públicas, designadamente em matéria estatística (art. 34º nº 6 al. n) da Lei das Autarquias Locais / Lei 169/99, de 18 de Setembro, na redacção da Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro). A responsabilidade extracontratual das autarquias locais e dos seus agentes. Os actos de gestão pública são os praticados pelos órgãos ou agentes da Administração no exercício de um poder público, ou seja, no exercício de uma função pública, sob o domínio de normas de direito público, ainda que não envolvam ou representem o exercício de meios de coerção (cfr. Ac. do STA de 22-04-2009, in www.dgsi.pt, Marcelo Caetano, Manual de Direito Administrativo, Tomo I, Coimbra-1980, p. 44 e Marcelo Rebelo de Sousa, Lições de Direito Administrativo, Volume I, Lex, p. 55 a 58).
8 – Inexistência ou defeitos de passeios pedonais e conservação de espaços públicos (ex: Calvelo).
Insere-se na actividade de gestão pública a conservação da via pública, ou seja, de todos os espaços públicos ou afectos ao domínio público municipal, nomeadamente, os passeios. Assim sendo, a conduta da Administração pública, neste caso concreto, rege-se pelas normas administrativas, nomeadamente, pelo preceituado na Lei n.º 67/2007, de 31 de Dezembro, com a alteração introduzida pela Lei n.º 31/2008, de 17 de Julho, que consagra o Regime da Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado e demais Entidades Públicas. Dispõe o n.º 2, do artigo 1.º do Regime da Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado e demais Entidades Públicas que, para efeitos do referido diploma, correspondem ao exercício da função administrativa as acções e omissões adoptadas no exercício de prerrogativas de poder público ou reguladas por disposições ou princípios de direito administrativo. Determina o n.º 1 do artigo 7.º do mencionado diploma, que O Estado e as demais pessoas colectivas de direito público são exclusivamente responsáveis pelos danos que resultem de acções ou omissões ilícitas, cometidas com culpa leve, pelos titulares dos seus órgãos, funcionários ou agentes, no exercício da função administrativa e por causa desse exercício. E, o n.º 1 do artigo 8.º diz que Os titulares de órgãos, funcionários e agentes são responsáveis pelos danos que resultem de acções ou omissões ilícitas, por eles cometidas com dolo ou com diligência e zelo manifestamente inferiores àqueles a que se encontrava, obrigados em razão do cargo. Ao que o n.º 2 acrescenta que, O Estado e as demais pessoas colectivas de direito público são responsáveis de forma solidária com os respectivos titulares de órgãos, funcionários e agentes, se as acções ou omissões (…). Com efeito, é jurisprudência comum do Supremo Tribunal de Administrativo, o entendimento de que é aplicável à responsabilidade civil extracontratual das Autarquias Locais, por factos ilícitos culposos, a presunção de culpa estabelecida no artigo 493.º n.º 1 do Código Civil, que dispõe que, Quem tiver em seu poder, coisa móvel ou imóvel, com o dever de a vigiar, (…), responde pelos danos, (…), salvo se provar que nenhuma culpa da sua parte ou que os danos se teriam igualmente produzido ainda que não houvesse culpa sua. Assim, compete à Autarquia a prova de que não teve qualquer culpa na produção do incidente gerador de danos, bem como de que tomou todas as providências necessárias para impedir o acidente ou de que este se deveu a caso fortuito ou de força maior, determinante, por si só, do evento danoso, ou seja, para ilidir a presunção de culpa que impende sobre a Administração terá que demonstrar que os seus agentes cumpriram o dever de fiscalizar, de forma sistemática e adequada, a coisa móvel ou imóvel à sua guarda.

CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS - ÁREA PROTEGIDA DAS LAGOAS DE BERTIANDOS E S. PEDRO DE ARCOS - CENTRO DE EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS REGIONAIS DA QUINTA DE PENTIEIROS – Adjudicação.
Abstenção (€ 340 000,00). Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a construção de equipamentos em orçamento participativo.

APROVAÇÃO DO LOTEAMENTO “A” DO POLO EMPRESARIAL E INDUSTRIAL DA QUEIJADA.
Abstenção. Sem documentação e com outra forma de perceber o urbanismo e a construção de equipamentos em orçamento participativo.

TERRA REABILITAR FASE 2 - SALA DE ESPECTÁCULOS E PARQUE DE CAMPISMO - PROJECTO DE EXECUÇÃO -
Voto Contra. Em primeiro lugar, as pessoas! A crise é, infelizmente, uma realidade. Por isso, só devemos investir no estritamente necessário. Por este caminho, fazer obras sem necessidade efectiva, poderá conduzir a autarquia para uma crise desnecessária. No poupar é que está o ganho.
Enquanto proposta programática de médio/longo prazo, poder-se-ia discutir. Exige-se mais publicidade destes equipamentos (Cfr. Orçamento Participativo!)
Ajuste directo? Eram necessários dois concursos distintos? Está de acordo com o PU de Ponte de Lima? Possui edificabilidade? Sem condicionantes? Condicionantes de RAN e RAN? São necessários pareceres arqueológicos e arquitectónicos do IGESPAR? Custos de manutenção inferiores aos das receitas esperadas – ex: estádios de futebol às moscas… Porquê moradia junta? (no meu entender, é também um caso exemplar de mau planeamento: ou seja, constrói-se a casa e pensa-se na rua a seguir, bem ao contrário daquilo que os nossos antepassados, quase com dois séculos (Marquês de Pombal), implementaram em Lisboa.
DECLARAÇÃO DE VOTO:
O vereador eleito na lista do PSD, FILIPE VIANA, vem declarar o seu voto contra, na reunião desta CM, porquanto:
Como sempre referimos, em primeiro lugar estão as pessoas. Entendemos, por isso, que não existem condições para o referido equipamento, designadamente, em virtude da realidade da crise.
Também a realização destes equipamentos deveriam ser escrutinados em sede de orçamentos participativos, por toda a sociedade civil.
A despeito disso, outras questões merecem ponderação para o presente efeito: quais os custos de manutenção? Qual a viabilidade económica? Que localização? Existência de uma fonte histórica no local? Problemas de acessos?
No entender deste vereador, estas e outras questões legais poder-se-ão aferir, numa ausência de planeamento de médio/longo prazo.
Face ao expendido, o vereador signatário vota contra, por coerência e sentido de respeito pelo princípio da representatividade.
O Vereador,
Filipe Viana

JUNTA DE FREGUESIA DE ARCOZELO - Presente o oficio 185/2011, de 15 de Março, a solicitar uma comparticipação financeira para a realização de obras de substituição de condutas de água e pavimentação do loteamento de Faldejães.
Voto a favor (€ 42 419,25 + IVA).

PROPOSTA PARA ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIOS A ASSOCIAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS, PARA O ANO DE 2011
Declaro-me impedido por razões profissionais.

PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA – ASSOCIAÇÃO FLORESTAL DO LIMA
Declaro-me impedido por razões profissionais.

EDIFICAÇÕES DE INTERESSE PÚBLICO - SALA DE ESPECTÁCULOS DE PONTE DE LIMA.
Voto contra. Declaração de Voto:
O vereador eleito na lista do PSD, FILIPE VIANA, vem declarar o seu voto contra, na reunião desta CM, porquanto:
Como sempre referimos, em primeiro lugar estão as pessoas. Entendemos, por isso, que não existem condições para o referido equipamento, designadamente, em virtude da realidade da crise. Também a realização destes equipamentos deveriam ser escrutinados em sede de orçamentos participativos, por toda a sociedade civil.
A despeito disso, outras questões merecem ponderação para o presente efeito: quais os custos de manutenção? Qual a viabilidade económica? Que localização? Existência de uma fonte histórica no local? Problemas de acessos? No entender deste vereador, estas e outras questões legais poder-se-ão aferir, numa ausência de planeamento de médio/longo prazo.
Face ao expendido, o vereador signatário vota contra, por coerência e sentido de respeito pelo princípio da representatividade.
O Vereador,
Filipe Viana

PROPOSTA DE ATRIBUIÇÃO DO NOME DE “SEBASTIÃO SANHUDO” A UM ESPAÇO PÚBLICO
Voto abstenção. Entendo que não é o local mais apropriado.

PRESIDENTE POR UM DIA - PROPOSTA DE CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO TECNICA
Voto a favor. Estava no nosso programa eleitoral.

PROTOCOLO ENTRE O MUNICÍPIO DE PONTE DE LIMA E A ASSOCIAÇÃO CULTURAL “UNHAS DO DIABO”
Voto a favor (€ 1 414,00).

PROTOCOLO DE CEDÊNCIA DE INSTALAÇÕES – ASSOCIAÇÃO LIMIANA DOS AMIGOS DOS ANIMAIS DE RUA – LOJA 35.
Voto a favor (€ 75,00).

NORMAS DE ATRIBUIÇÃO DE AUXÍLIOS ECONÓMICOS A CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Voto a favor. Defendemos no nosso programa eleitoral: “Refeições Grátis nas Escolas”! Continuo a defender! Nutricionista? RESPOSTA: já existe colaboração para o efeito.

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO PROLONGAMENTO DE HORÁRIO NOS JARDINS DE INFÃNCIA DA REDE PÚBLICA DO CONCELHO
Voto a favor (flexível).

CONTRATO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL – ALTERAÇÃO ORÇAMENTAL - Presente um pedido de parecer.
Abstenção.

PEDIDO DE ALOJAMENTO - Presente uma informação técnica do Serviço Social relativa à situação do agregado familiar do Sr. Manuel António Silva Liquito.
Voto a favor (€ 100,00).

PROJECTO PONTE AMIGA - Presente o processo relativo às obras a realizar na residência de Maria Helena Ramos Leirinha, sita no lugar de Armada, freguesia de Beiral do Lima, sendo a entidade intermediária a Associação Cultural e Recreativa de Beiral do Lima
Voto a favor (€ 4 990,00).

ASSOCIAÇÃO CONCELHIA DAS FEIRAS NOVAS - Presente uma proposta do Sr. presidente da Câmara, relativa à constituição dos Órgãos Sociais indicados pela Câmara Municipal.
Abstenção. Não concordo com o modelo.

PROLONGAMENTO DE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – Presente um pedido de prorrogação do horário de funcionamento, até às 4.00 horas, todos os dias, durante os meses de Julho, Agosto e Dezembro, relativamente ao café snack - bar sito na Av. de Sandiães, freguesia de Sandiães, sendo requerente Domingos Dias Unipessoal, Lda.
Voto a favor. Igualdade de Tratamento.

FEIRA QUINZENAL - Discussão e apreciação da situação dos feirantes que ocupam o lugar de terrado na Avenida dos Plátanos.
Abstenção. A CM não vai fazer obras este ano na Avenida dos Plátanos, retomando-se o anteriormente estabelecido.

ADITAMENTO:

1 -Prolongamento do horário de funcionamento do Café Dallas:
Voto de abstenção. Não preenche o critério da urgência.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Reunião da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 21 de Março de 2011

COMUNICADO



Na reunião pública da Câmara Municipal de Ponte de Lima, do dia 21 de Março de 2011, relativamente à ordem de trabalhos e demais assuntos, o Vereador eleito pelo PSD teve as seguintes posições.


PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA:


Expôs e questionou o seguinte:

1 – Centro Interpretativo das Lagoas de Bertiandos e afins: qual a entidade policial, territorialmente competente, responsável pela área em causa? Existe segurança? Reforço policial? RESPOSTA: a entidade policial competente é a GNR de Lanheses e, em caso de reforço, a GNR de Lanheses solicita apoio a Barroselas.

2 – Videovigilância das Lagoas de Bertiandos: se existe, funciona? RESPOSTA: ficou de averiguar.

3 – Limpa bermas adquirido para a Junta de Freguesia de Labruja: foi pago pela CM ou pelos recursos da freguesia? RESPOSTA: não se recorda; ficou de analisar.

4 – Rede de cobertura nas zonas de montanha? RESPOSTA: manifesta intenção de intervir junto das entidades competentes.


PROCESSO DE OBRAS Nº 476/2006 - PEDIDO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO PELA EMISSÃO DE LICENÇAS. Voto a favor, por se tratar de reabilitação urbana na zona histórica.


PROCESSO DE LOTEAMENTO 28/95 - PEDIDO DE ALTERAÇÃO AO ALVARÁ DE LOTEAMENTO Nº 65/96 - LOTE 28 Voto de abstenção, uma vez que não corresponde à nossa forma de perceber o Urbanismo, bem como por desconhecer todos os contornos dos processos em causa.


JUNTA DE FREGUESIA DE CALHEIROS - Presente um oficio, datado de 21 de Fevereiro de 2011, a solicitar uma comparticipação financeira para a realização de obras de pavimentação do caminho de Arcela. Voto a favor (€ 8 592,50).


JUNTA DE FREGUESIA DE VILAR DAS ALMAS - Presente um oficio, datado de 1 de Março de 2011, a solicitar uma comparticipação financeira para colocação de passadeiras em várias ruas e para alargamento da estrada Rua do Outeiro. Voto a favor (€ 11 095,00).


JUNTA DE FREGUESIA DE CALHEIROS - Presente o oficio 31/2010 de 11 de Outubro, a requerer apoio financeiro para as obras de pavimentação no caminho de Carvalhinhos, que serve de acesso ao lugar de Chão - do - fento. Voto a favor (€ 35 810,00).

JUNTA DE FREGUESIA DA FEITOSA - Presente um oficio datado de 24 de Fevereiro, a solicitar uma comparticipação financeira, para levar a efeito obras de correcção do pavimento na ponte de Lamezinhos. Voto a favor (€ 3 000,00).


JUNTA DE FREGUESIA DA FACHA - Presente um oficio, relativo à necessidade de alargamento da rede de saneamento no lugar da Torre. Voto a favor (€ 95 676,00).


JUNTA DE FREGUESIA DA FACHA - Presente um oficio datado de 25 de Fevereiro, a solicitar apoio financeiro para a realização do obras de pavimentação do caminho das Fontainhas. Voto a favor (€ 14 922,00).


JUNTA DE FREGUESIA DE FONTÃO - Presente um oficio datado de 1 de Março de 2011, a solicitar uma comparticipação financeira para a obras de alargamento da estrada do lugar o Souto. Voto a favor (€ 20 284,00).


ESCOLA DESPORTIVA LIMIANA - Presente um e-mail a solicitar apoio financeiro, para as despesas efectuadas pela comitiva de Vandouvre. Voto a favor (€ 950,00).


PLANO TRANSPORTES ESCOLARES - Presente uma proposta do Sr. Vereador Dr. Franclim Castro Sousa, que seguidamente se transcreve: No âmbito da transferência de competências legislada pelo Decreto-lei n.º 299/84, de 05 de Setembro, o Município de Ponte de Lima assume a função centralizadora e organizadora da Rede de Transportes Escolares dos alunos que frequentam os diversos estabelecimentos de ensino do concelho. O Plano de Transportes deverá ser planeado tendo em consideração todos os intervenientes, de forma a obter uma melhoria dos serviços a prestar aos estudantes. São ainda criados, através do Plano de Transportes Escolares aprovado anualmente, os circuitos especiais de transportes escolares para o ano lectivo seguinte. Assim, no seguimento da análise e aprovação do Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo 2011/2012, em reunião com os agentes envolvidos nos transportes escolares, que decorreu no passado dia 09 de Março, nos Paços do Concelho, e que contou com a presença dos representantes das seguintes instituições: Escolas Secundária de Ponte de Lima e Profissional; Agrupamentos de Escolas António Feijó e Correlhã; Associações de Pais de Arcozelo; GNR de Ponte de Lima; PSP de Ponte de Lima e empresas de transporte colectivo de passageiros que operam no concelho de Ponte de Lima: AV Cura/Transcolvia, Transdev/REDM, Minho Bus, Courense, AV Minho e Ovnitur/UTS, Esteves & Andrea, submete-se à apreciação do executivo camarário o referido Plano que após aprovação, deverá ser remetido às seguintes entidades: IMTT, DREN e Destacamento de Trânsito da GNR de Viana do Castelo. Ponte de Lima, 10 de Março de 2011. Voto de abstenção.


PROCEDIMENTO CONCURSAL - TÉCNICO SUPERIOR GENERALISTA- Pressente uma proposta do Sr. Presidente da Câmara, no sentido de que seja anulado o concurso. Voto a favor (não existe a necessidade da sua contratação).


PRORROGAÇÃO DE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO - Presente um oficio, sendo requerente o Sr. Mário Óscar da Silva Mendanha Arriscado, a solicitar autorização para alargamento de horário de funcionamento do bar “Óscar Snack Bar”. Voto a favor. Igualdade de tratamento.


PRORROGAÇÃO DE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO - Presente um oficio, sendo requerente o Sr. António Alberto Gonçalves Pereira, a solicitar autorização para alargamento de horário de funcionamento do café /snack-bar sito na avenida de Sandiães. Voto a favor. Igualdade de tratamento.



ADITAMENTO À ORDEM DE TRABALHOS: 1 – Protocolo entre Município de Ponte de Lima e o Parque Escolar, E.P.E., no sentido da cedência do pavilhão municipal. Voto a favor, pela urgência da cedência das mesmas, após explicações tidas por suficientes.



ESPAÇO DE INTERVENÇÃO ABERTO AO PÚBLICO:


JORNALISTA: questão sobre abertura de concurso de técnicos administrativos e quando era inaugurado o parque radical.